O que é a Mastopexia com alça muscular?
A mastopexia com alça muscular é uma técnica que os cirurgiões plásticos consideram muito interessante porque ela auxilia na sustentação da prótese e proporciona resultados mais duradouros.
Ela é indicada para todas as pacientes que apresentam ptose mamária e desejam aumentar e levantar os seios novamente.
Com base na forma das alterações atuais da mama e nas expectativas da paciente, o cirurgião determinará as possíveis estratégias reconstrutivas para alcançar o resultado desejado de acordo com o grau de ptose da paciente.
Um teste simples e prévio para saber se você tem algum grau de ptose mamária é este que se coloca os dedos abaixo das mamas:
Por que você deve considerar esta técnica da Mastopexia com alça muscular?
Acredito que a remoção da pele com colocação de prótese precisa de algum suporte anatômico, o que significa que a pele que estamos removendo não está mais em boas condições e a que permanece possivelmente não é firme o suficiente para suportar o implante sozinha.
Assim, preferimos deixar seus seios mais próximos e evitar uma nova queda, usando o suporte da alça muscular, uma técnica desenvolvida há muitos anos e aprimorada pelo colega Marcelo Ono.
A Mastopexia com alça muscular ganhou força no Brasil devido aos resultados positivos. Aqui estão alguns dos benefícios:
- Suporte adicional.
- Estabilidade do implante.
- Resultados mais previsíveis e estáveis a longo prazo.
- Menos pressão da prótese sobre a pele, deixando, teoricamente, uma cicatriz melhor.
- Torna possível a realização dos 14 pontos da técnica R24R – Reduzindo drasticamente as chances de contaminação.
- Inclusive é associada ao sutiã interno para promover maior estabilidade da prótese.
Como é a Recuperação?
Como a técnica requer a remoção da pele, um maior deslocamento dos tecidos, o período de recuperação rápida de 24 horas não pode ser utilizado. Na verdade, todo o processo de colocação do implante segue os 14 pontos fundamentais da prótese de recuperação rápida, onde iremos associar a confecção da alça muscular e o sutiã interno. Porém as cicatrizes são mais extensas e como dito anteriormente, uma maior mobilização do tecido mamário, necessitando um pouco de restrição nos primeiros dias.
A cicatriz em T Invetido
A maioria das pacientes que se submetem à cirurgia estética dos seios, como na Mastopexia com alça muscular, se preocupa com a aparência de suas cicatrizes.
Normalmente, quando eu avalio as mamas, vou olhar para sua forma atual e avaliar se você tem a indicação para este procedimento. A boa indicação para a cirurgia ocorre quando a forma de seus seios melhorará muito, e desta forma valerá a pena ter a cicatriz que será apenas um detalhe em belos seios.
Indicada principalmente em mamas com flacidez e excesso de pele, mas com pouco tecido mamário, onde utilizaremos uma prótese de silicone para estruturar a nova mama, realizando a retirada de pele, e levantaremos a mama para o local adequado.
Antigamente, o resultado não era tão duradouro, e o aspecto das cicatrizes eram piores, isso porque a prótese apoiava-se diretamente sobre a pele, e a cicatrização também era mais difícil devido aos fios utilizados
Atualmente, utilizamos fios farpados em 100% das cirurgias; estes fios retiram a tensão da pele, sua tração pode durar até 240 dias, promovendo uma diminuição da tensão na pele, que já é menor devido ao fato de que o músculo protege a prótese.
Os fios farpados são uma tecnologia mais recente, têm melhor resistência à tração e uma absorção mais lenta. Temos utilizado sem qualquer complicação já há alguns anos.
O que pode acontecer com a cicatriz?
Nos primeiros dias após a cirurgia, sua cicatriz terá o formato de uma linha fina. É este o objetivo do cirurgião. Entretanto, você pode notar que a cicatriz se torna mais espessa e muda de cor dentro de 30 a 40 dias. Neste momento, ela pode ser rosa ou vermelha, embora algumas pessoas nunca experimentem uma mudança de cor. Esta fase deve durar de 2 a 3 meses depois.
Depois disso, a cicatriz irá gradualmente mudar de cor, tornando-se mais clara e mais fina com o tempo.
O processo todo pode durar de 6 a 18 meses. Genética, alimentação e os cuidados com a pele, desde antes da cirurgia, e depois da mesma, são cruciais para o resultado final das mesmas
Durante os primeiros meses após a cirurgia, recomendamos a microporação com a fita 3M Bege 1x por semana (você a obtém no kit de recuperação) e a manutenção da fita por vários meses. Usamos fios cirúrgicos da melhor qualidade (a parte profunda não é fechada com cola) e colamos somente na parte externa.
Maneiras de contornar o risco de cicatriz hipertrófica
As cicatrizes hipertróficas geralmente se formam quando há muito colágeno feito no local da ferida.
Normalmente, as cicatrizes hipertróficas surgem em pessoas com tendência genética, orientais, indivíduos com pele mais escura e ou sofreram queimaduras graves.
Aquelas pessoas que têm esse risco, tomamos alguns cuidados extras.Há várias maneiras de prevenir a formação de cicatrizes hipertróficas, incluindo:
- Botox preventivo,
- Terapias a laser.
- Terapia Embrace.
- Uso de fitas de silicone e corticóides
Esses métodos foram comprovados pela ciência e por especialistas como tratamentos eficazes para prevenir a formação dessas cicatrizes inestéticas.
Lembrando que o principal risco de cicatriz hipertrófica e quelóide, são genéticos. Usaremos o que for de melhor para prevenção, mas não posso eximir totalmente o risco.
Quem tem indicação para este procedimento?
As melhores candidatas a esta técnica são mulheres com mamas mais leves, excesso de pele e flacidez, sem quedas muito acentuadas da aréola e do mamilo; ou mulheres que já têm o implante e que desenvolveram flacidez mamária também respondem muito bem a esta técnica.
O uso da alça muscular é uma técnica mais sofisticada e invasiva porque mobiliza a musculatura. O nível de dor é um pouco maior no pós-operatório.
Se a paciente tem muito volume mamário, parte dele deve ser removido porque pode haver uma queda da glândula mamária na frente do implante (conhecido como efeito cascata, waterfall ou mesmo “nariz de Snoopy”
Nós sempre orientamos pacientes mais jovens, que podem correr o risco de não conseguir amamentar em uma futura gravide. É por isso que deve ser muito bem explicado em mulheres que ainda não tiveram filhos.
O que fazer agora?
Caso você se identifique com o problema, você deve procurar um cirurgião plástico habilitado e que seja Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica como nós.
Somos especialistas nesta técnica. Entre em contato conosco para agendar uma consulta e avaliação para saber se você tem a indicação para esta técnica.
Assim que você entrar em contato, nós iremos definir o melhor dia e horário para programação da consulta, que é o início de todo tratamento. Um dia antes da consulta, enviaremos a nossa localização pelo WhatsApp. Assim você não perde tempo pesquisando nosso endereço. É só clicar e abrir no Waze ou Google Maps. Se quiser ainda mais conforto, você poderá optar por deixar seu carro com o serviço de Vallet.
Localizados em Perdizes, criamos um ambiente agradável e aconchegante, que permite você sentir-se à vontade, onde terá tempo suficiente para esclarecer todas suas dúvidas na consulta, com conforto e tranquilidade, podendo degustar de diferentes tipos de cafés e chocolates.
Chegando na clínica iremos te acolher e propiciar a você um atendimento de excelência. Dessa forma, você terá a segurança para realizar seu sonho conosco, pois perceberá o quanto é importante a escolha de excelentes hospitais, uso das melhores técnicas, materiais e tecnologia. Nosso foco é o cuidado e atenção com você.